Home A Múltiplo destinos vá de bike Floripa de Bike
Home
A Múltiplo
destinos
vá de bike
Floripa de Bike
planejamento
mail
cursos

Um paraiso desconhecido.

 Você sabia que a poucos quilometros de dois grandes centros urbanos do país existe um paraíso desconhecido de muitos brasileiros? Pois é, existe e para quem ama a natureza e esportes radicais, é um verdadeiro oásis.

Localizado na divisa entre os estados de Paraná e São Paulo, a poucos quilômetros das capitais, está localizado o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o PETAR. Localizado dentro da mais pura e virgem Mata Atlântica, em meio a vales e montanhas encontramos trilhas maravilhosas que nos levam a inúmeras cachoeiras, rios, vales e o mais importante: a maior concentração de cavernas do Brasil. Catalogadas são mais de 300, e dentre elas estão as mais importantes e belas do país.

Dividido em quatro núcleos, Caboclos, Santana, Ouro Grosso e Casa de Pedra, todos com visitação controlada, dentro de suas terras encontramos locais para a pratica dos mais variados esportes como Montain bike, Boiacroos, Treeking, Espeleologia, Rapel, Tiroleza, Cannionig, entre outros. Para quem gosta de Mountain bike, existem opções com trilhas radicais em meio a mata fechada, ou estradas de terra com descidas emocionantes que chegam a ter mais de 20 km ininterruptos.  O parque é cortado pelo Rio Betari, local que deu origem ao Bóia Cross, ou Aqua Ride. Lá pesquisadores e aventureiros que desciam o rio em busca de novas cavernas e paisagens, colocavam seus equipamentos sobre câmaras de ar de fuscas e caminhões para facilitar o transporte. Com o passar do tempo viram que era muito mais fácil deitar-se sobre a bóia do que caminhar pelo rio. Nascia assim um esporte que hoje é reconhecido por diversas associações de esportes aquáticos. No quesito cavernas temos um show a parte. Podemos encontrar locais com uma variedade enorme de espéleotemas como a Caverna de Santana, cavernas com portais com mais de 200 metros de altura, cachoeiras subterrâneas, pequenas passagens que dão origem a grandes salões escondidos entre outras atrações de encher os olhos.  O melhor de tudo isso é que em todos os locais da par ir de bike, no mais puro e emocionante Mountain Bike.

Com 35.712 há, o parque foi criado em 1958 com objetivo de resguardar as belezas do lugar, que devido ao alto relevo que barra os ventos do Atlântico Sul, funciona como um grande reservatório de água para o futuro.

Aberto para visitação de terça a domingo, alguns locais precisam de autorização prévia e é obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como capacete, lanternas entre outros.

Também é fundamental que um guia ou monitor credenciado pelo parque faça o acompanhamento dos visitantes para que não ocorram imprevistos.

As cidades de Apiaí e Iporanga dividem a área do parque.  Localizada a apenas 150 km de Curitiba e 270 km de São Paulo, o município de Apiaí, ou Portal da Mata Atlântica como é conhecida, conta com hotéis e pousadas ideais para quem busca este tipo de passeio, o local é base de informações e orientações para quem quer visitar o parque e outras belezas da região.

A pequena cidade também conta com restaurantes, bares e lanchonetes para que se possa relaxar depois de um dia de aventuras. Conheça o Petar e surpreenda-se.

FOTOS


PETAR - 5 noites

roteiro unindo o melhor do Montain Bike, paisagens espetaculares, gastronomia, historia e aventura com toda a infra estrutura e conforto.

Pacote inclui:

Transporte rodoviário a partir de Curitiba.

Hospedagem no hotel escolhido com café da manhã.

Transporte para as bicicletas.

Carro de apoio com ferramentas.

Acompanhamento de guia especializado.

Seguro.

 Valores e próximas datas sob consulta.


Site Map